O dia em que o quarto tremeu

O primeiro terremoto a gente nunca esquece

Adailton Bittencourt

7/4/20252 min read

Quando a Terra Deu Uma Mexidinha na Nossa Sonhada Florença.

Que Susto, Mas Que História!

E aí, galera viajante! Já rolou de viver algo totalmente inusitado numa trip? Tipo, algo que você não planejou nem em mil anos? Pois é, com a gente aconteceu, e foi logo em Florença! Pra mim e pra patroa, essa viagem era um super sonho, sabe? Uma lua de mel atrasada, que a pandemia acabou empurrando pra mais tarde ainda. Mas, ufa, finalmente colocamos o pé lá, prontos pra viver cada segundo!

Naquele dia, a gente tinha batido perna horrores pela cidade. Vimos a Duomo de perto, cruzamos a Ponte Vecchio (aquela famosona!), e nos perdemos de propósito nas ruazinhas cheias de história. Um dia clássico de turista feliz. No fim da tarde, moídos, mas com a alma lavada de tanta beleza, voltamos pro hotel pra dar aquela descansada. Florença tava linda, o começo da noite uma pintura... Tudo perfeito!

Só que, do nada, a perfeição deu uma tremidinha. Literalmente! A gente sentiu o chão balançar. Foi de leve, mas deu pra sentir. Olhamos um pro outro com aquela cara de "Oi? Que que tá rolando?". Não foi nada forte, mas deu uma bugada nas nossas sensações, sabe? Tipo, a cabeça demorou a processar o que o corpo sentiu. "Será que foi só impressão?", a gente pensou.

E não é que, dali a pouco, veio outro chacoalhãozinho? De novo, a gente se olhou, incrédulos. "Ah, não, não é possível que foi um terremoto!", a gente dizia, achando que era bobagem da nossa cabeça cansada. Mas aquela ideia ficou na mente: a gente precisava descobrir o que tinha acontecido. Era quase uma missão!

Não demorou muito pra internet nos dar a resposta: dois tremores de terra na região de Impruneta, a uns 20 km de Florença. Pensa na nossa cara? Era real! Passado o susto, e depois de ter certeza de que não tinha rolado nada grave – só umas tremidinhas –, a gente caiu na risada. Muita risada, viu?

A viagem dos sonhos pra Florença ganhou um capítulo à parte, uma daquelas histórias que a gente nem planeja, mas que viram as melhores pra contar pros amigos e pra família. Mais do que as fotos incríveis e as lembranças dos monumentos, agora a gente tem a anedota de quando a terra deu uma agitada na nossa amada Toscana. Uma mini-aventura dentro da grande aventura!

E você, já passou por algum perrengue inusitado que virou história de viagem?